Geral

Sindicatos distribuem edição nº 9 de Vida Bancária em Revista

Capa da Notícia

10 de setembro 2014

Já está em circulação nas agências das bases dos Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina a edição nº 9 de Vida Bancária em Revista. A publicação conjunta das entidades traz como destaque a eleição presidencial deste ano, alertando a categoria bancária sobre os riscos de voltar ao passado na escolha do projeto neoliberal ou mesmo do que posa de popular, mas está atrelado a banqueiros, grandes empresários e ao agronegócio.

Com gráficos e um resgate histórico, a Revista aponta os avanços conseguidos pela Classe Trabalhadora a partir de 2003, durante os governos Lula e Dilma Rousseff, e os investimentos em programas sociais que mudaram o país.

A matéria relembra também os golpes sofridos pelos trabalhadores durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que podem ser reeditados pelo candidato Aécio Neves (PSDB), como, por exemplo o congelamento dos salários, PDVs (Programas de Demissões Voluntárias), privatização e desmonte dos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal etc.) e a instituição do Fator Previdenciário com a finalidade de arrochar os benefícios da aposentadoria.

Ainda em relação à eleição presidencial, Vida Bancária em Revista alerta para o apoio dos herdeiros do império Itaú, Roberto Setubal e sua irmã, Neca Setubal, à candidata Marina Silva, e o que isso representa para a categoria e o conjunto dos trabalhadores, levando em conta sua proposta de liberar a terceirização de forma irrestrita no país.

Risco este presente também no âmbito da disputa eleitoral no Paraná, na qual o atual governador Beto Richa (PSDB), tenta a reeleição, tendo como feitos em sua administração a terceirização de serviços em diversos setores, além do avanço da privatização no controle acionário da Sanepar.

Campanha 2014

Aproveitando o momento em que a categoria bancária está em plena Campanha Salarial, nesta edição há relatos sobre as Conferências Regional, Estadual e Nacional, que organizaram democraticamente o movimento deste ano, e as principais reivindicações que estão sendo discutidas com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

“Optamos por dar ampla divulgação à Campanha Nacional Unificada 2014 para construir uma mobilização da categoria forte o suficiente para mudar os rumos das negociações. Nossa garra vai ser decisiva para combater a postura de retrocesso adotada mais uma vez pelos bancos”, avalia Joseph Sonego, secretário de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Londrina e coordenador editorial de Vida Bancária em Revista.

Nesta edição tem ainda as dicas de leitura, música e filme, além de sugestões de passeio, festa regional e muito mais.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado - 2.495/PR