Brasil

Governo lança campanha ‘Brasil contra fake news’

Governo lança campanha ‘Brasil contra fake news’

31 de maio de 2024

Não compartilhe mentiras pela internet. Cheque as informações antes de passá-las para frente!

Com o objetivo de combater desinformação nas redes sociais e melhor informar a população a respeito das ações institucionais e políticas públicas que estão sendo feitas, o Governo Federal lançou a campanha “Brasil contra fake”.

A rede de mentiras vem agindo nos últimos anos, mas depois da tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul uma enxurrada de informações falsas tomou a conta da internet para iludir brasileiros e brasileiras.

Logo após o início das enchentes fake news diziam que a Receita Federal estava barrando doações nas estradas, o que era mentira. Também espalharam que o arroz importado pelo Governo estava contaminado com vermes e parasitas. Outra grande mentira que soltaram nas redes sociais dizia que o Governo Federal não estava aceitando ajuda de Portugal e de outros países para o RS.

O site da campanha “Brasil contra fake” também orienta as pessoas a checarem as informações antes de compartilhar pelas redes e a denunciar os canais por onde as fake news estão sendo veiculadas.

Portando, não acredite em tudo o que está circulando nas redes sociais. Acesse o portal do Governo Federal e outras redes que trazem informações seguras, como site da CUT, das Federações e Sindicatos filiados, assim como outros canais que não fazem parte dessa rede de mentiras.

Por Armando Duarte Jr.