Primeiro presidente é homenageado nos 25 anos da entidade

31 de maio 2017
![]() Regiane Portieri representou Natal Pires Cardoso na homenagem prestada durante o XI Congresso da Fetec-CUT/PR |
A Fetec-CUT/PR prestou homenagem no dia 27 de maio, em Curitiba, durante o XI Congresso Estadual, aos bancários e bancárias que ocuparam a Presidência da entidade nos seus 25 anos de existência.
Um deles foi o empregado da Caixa Econômica Federal e ex-diretor do Sindicato de Londrina, Natal Pires Cardoso, primeiro presidente da Fetec-CUT/PR.
Natal não pode comparecer ao evento e foi representado pela presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, que hoje (31/05), entregou a ele a placa comemorativa e o material com o histórico da Fetec.
“Agradecemos ao companheiro Natal Pires Cardoso pelo empenho na criação da nossa Federação, que deu um novo rumo à organização dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro no Estado, sempre atenta e na linha de frente das lutas que se fazem necessárias para ampliar as conquistas da categoria”, ressalta Regiane.
História de lutas e conquistas
A Fetec (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) foi fundada no dia 19 de janeiro de 1992, durante Congresso dos Bancários realizado em Londrina.
Naquela época o Brasil passava por uma crise de desemprego e inflação alta. O presidente neste período era Fernando Collor de Mello, que, ao final deste mesmo ano, renunciou ao cargo por conta dos sucessivos escândalos de corrupção que envolveram o seu governo.
Mesmo com o país em ebulição, a Fetec mostrou, desde a sua fundação, a que veio, participando, ativamente, de manifestações em favor não apenas dos bancários e bancárias, mas também dos trabalhadores e trabalhadoras. Rompendo com a antiga federação burocrática que pouco representava a categoria, a Fetec conquistou, logo no ano seguinte de sua fundação, outros Sindicatos, e, por fim, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, o maior do Paraná, consolidando de vez a sua força.
Hoje, a Fetec tem filiados no Estado 10 Sindicatos (Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama) e responde por 24 mil bancários, o que representa 80% de toda a categoria no Paraná.
Fonte: Fetec-CUT/PR