Uma referência de luta para a Classe Trabalhadora

30 de abril 2013
Diferente de diversos outros feriados, o dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, tem um significado especial, que lembra aqueles que há 127 anos morreram lutando por melhores condições de trabalho e redução da jornada, que naquela época era de 13 horas diárias. Este episódio ocorreu em 1886 em Chicago, considerado o principal centro industrial dos EUA no final do século 19.
A greve geral iniciada por estes trabalhadores no dia 1º de maio foi reprimida de forma truculenta pela polícia, num conflito que resultou num grande número de feridos, vários presos e diversos mortos. Tamanha violência levou à definição desta data, em 1889, durante Congresso Socialista, realizado em Paris, como o Dia Mundial do Trabalhador.
Passados tantos anos, essa luta continua viva e vem sendo encaminhada pelos Sindicatos comprometidos com os interesses dos trabalhadores através de mobilizações em Campanhas Salariais e outras específicas, necessárias para assegurar, ainda nos tempos de hoje, as condições de trabalho, jornada menor, saúde, segurança, remuneração maior e respeito, neste eterno conflito de classes.
Mais do que um feriado ou dia de festa, o Dia 1º de Maio é para nós um importante momento para refletir a respeito das próximas e manter em pé os ideais dos operários de Chicago.
Parabéns, trabalhador e trabalhadora, pelo seu dia!
São os votos das diretorias dos Sindicatos de Apucarana,
Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina