Geral

Funcionalismo elege Caref de 3 a 7 de junho. Vote Pablo Diaz matrícula F8020766-9

Capa da Notícia

28 de maio 2013

Os funcionários do Banco do Brasil elegem pelo voto direto, de 3 a 7 de junho, seu representante para o Conselho de Administração da empresa, o Caref. Se nenhum candidato conseguir a maioria absoluta dos votos, os dois primeiros colocados disputarão o segundo turno, de 24 a 28 de junho.

Têm direito a voto todos os 120 mil funcionários em atividade no BB. O Conselho de Administração do Banco do Brasil é composto de sete membros: três indicados pelo Governo Federal, o presidente do banco, dois indicados pelos acionistas minoritários (que hoje são indicados pela Previ) e um eleito pelos funcionários. É neste Conselho que são tomadas a decisão estratégica, desde negócios, crédito, orçamento, investimentos até licenças remuneradas ou não da Diretoria Executiva.

“A representação dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil é uma conquista importantíssima na defesa dos interesses dos quase 120 mil funcionários do BB”, afirma Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina e funcionária do BB, argumentando que é “por isso que apoiamos a candidatura do Pablo Diaz para o Caref (F8020766-9), pois ele é um funcionário do banco, dirigente do Sindicato de Curitiba, que muito lutou pela possibilidade de se ter um representante do funcionalismo no Conselho de Administração e tem trabalhado bastante por um BB realmente público, melhores condições de trabalho e respeito aos funcionários”.

A Lei 12.353/2010 determina que toda empresa pública ou de economia mista com mais de 200 empregados, controlada pela União, deve ter um representante dos funcionários no seu Conselho de Administração, escolhido pelo voto direto. Essa possibilidade havia sido extinta durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, e foi reivindicada pelas centrais sindicais, capitaneada pela CUT, ao governo Lula, que a encaminhou ao Congresso Nacional, sendo aprovada e sancionada, a Lei, pelo ex-presidente em dezembro de 2010.