Filial brasileira troca presidente pela terceira vez em pouco mais de 2 anos

25 de abril 2013
O executivo Marcial Portela, que ocupava a presidência do Santander no Brasil desde 2011, foi substituído no cargo ontem (24/04) por Jesús Zabalza. Zabalza respondia pela regional do banco espanhol na América Latina.
Esta é a terceira vez que a subsidiária brasileira do Santander troca seu presidente em pouco mais de dois anos. Neste período, também deixaram o banco executivos importantes das áreas comercial, de atendimento ao cliente pessoa física, de financiamento a grandes empresas e da área de investimentos.
O espanhol Santander é o maior banco da zona euro, que teve de assumir perdas significativas decorrentes da crise espanhola, especialmente no mercado de hipotecas e financiamento imobiliário.
Alvo de rumores, sempre negados, de que poderá encerrar suas atividades no Brasil, a unidade brasileira do Santander é a instituição financeira com o maior caixa entre os bancos brasileiros. O banco levantou mais de R$ 13 bilhões em uma histórica abertura de capital em 2009, sob o comando de Fabio Barbosa, banqueiro que veio do antigo Real, comprado dois anos antes pelo espanhol do grupo holandês ABN Amro Bank.
O banco nega sempre os rumores e reafirma que a unidade brasileira não está sendo negociada. A subsidiária brasileira é responsável por cerca de 25% do lucro do Santander no mundo.
Marcial Portela continuará no Santander como presidente do Conselho de Administração, cargo de perfil estratégico também ocupado por Fabio Barbosa logo após a sua saída do dia a dia do banco.
Fonte: Folha de S.Paulo