Corrida de rua, uma atividade física que faz bem para a saúde física e mental

24 de março 2025
Nestes tempos em que o estresse está por todo lado, seja no trabalho, no trânsito e até na hora de pagar os boletos, praticar uma atividade física é uma ótima opção para cuidar da saúde e arejar a cabeça.
A corrida de rua é uma modalidade esportiva que vem sendo praticada por um número maior de pessoas e que tem sido realizada em diversas cidades do país por repetitivas vezes ao ano, atraindo corredores de variadas faixas etárias.
Democrática e por ser um esporte que não requer muito investimento, por exigir apenas um tênis confortável e uma roupa leve, a corrida de rua vem sendo praticada por um grupo de bancários de Londrina, como os ex-diretores do Sindicato de Londrina, Irineu Barrinuevo e Aníbal Rumiatto. Recentemente, Irineu, que está com 70 anos, e Rumiatto, com 76, terminaram entre os primeiros em suas faixas etárias na prova HE Run, realizada no último dia 9 de fevereiro, com mais de 3 mil corredores. Também participou dessa prova o atual diretor do Sindicato, Daniel Lisandro Alexus (44), bancário da ativa da Caixa.
Irineu conta que vem praticando este esporte desde 2017 e que já ganhou mais de 200 medalhas e 32 troféus em eventos realizados em Londrina, cidades da Região e até do Estado de São Paulo. “Antes eu jogava futebol, mas com a pandemia de Covid-19 eu passei a praticar corrida de forma individual. Depois me aprimorei em um grupo, que tem um professor de Educação Física para nos orientar, e não parei mais”, afirma o bancário aposentado do Bradesco.
Segundo ele, a disposição está sempre em alta, apesar de ter pego Covid quatro vezes e sofrer um infarto no ano passado. “Acho que o meu preparo físico foi fundamental para superar esses problemas”, completa.
Irineu indica aos bancários e bancárias, da ativa e aposentados, a prática de corrida de rua para superar o estresse e melhorar a saúde. O único requisito é fortalecer os músculos para ter um bom rendimento e terminar a prova sem muito desgaste físico.
“Oriento a quem está começando a não fazer muito esforço para chegar na frente, porque aos poucos você vai pegar o ritmo. Esse é um tipo de exercício que faz bem para a saúde física e mental, além da ativar o organismo, o que é fundamental para quem precisa perder peso”, ensina.
Irineu e Daniel juntos nas corridas de rua
Irineu e parte de sua coleção de troféus e medalhas
Preparo físico é fundamental para chegar ao final em boas condições
Por Armando Duarte Jr.