Sindicato realiza Ato em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

23 de abril 2013
O Sindicato de Londrina realizou nesta terça-feira (23/04), Ato Público no Centro da cidade para lembrar as vítimas de acidentes de trabalho. Foi distribuída Carta Aberta à população informando sobre a gravidade desta situação.
![]() Jair Sambudio, diretor do Sindicato, distribui Carta Aberta com informações sobre o Dia em Memória às Vítimas do Trabalho |
|
Segundo o anuário estatístico da Previdência Social, em 2011 foram registrados 711.164 acidentes de trabalho no país, contra 709.474 em 2010. Infelizmente, também foram registrados 2.884 óbitos de trabalhadores e trabalhadoras.
Os dados apontam ainda aumento do número de acidentes com CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), totalizando 538.480.
“Queremos dar visibilidade aos transtornos mentais causados pelo trabalho que, junto com as LER/DORT, lideram os motivos de afastamento na categoria bancária”, destaca Regiane Portieri, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina.
Regiane acredita que, além dos esforços relativos à prevenção, é preciso lutar pelo fim de metas e exigências abusivas que desconsideram os limites físicos e mentais dos trabalhadores e trabalhadoras.
A atividade contou com a participação de integrantes da CUT Regional Norte Central, da APP-Sindicato e do Sinterc (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas).
![]() Diretores do Sindicato de Londrina participaram do Ato Público de hoje no Calçadão... |
![]() ... juntamente com dirigentes da CUT Regional Norte Central, da APP-Sindicato e do Sinterc |
|
Homenagem
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho é celebrado no dia 28 de abril e surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical. A escolha da data se deu em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969.
Desde 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. No Brasil, a data foi instituída pela lei 11.121/2005.
Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Destes trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, cinco mil trabalhadores morrem todos os dias por conta de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
No Brasil, bilhões são gastos todos os anos com recursos públicos direcionados aos acidentes e doenças do trabalho. Em 2011 estima-se que o Brasil gastou mais de R$ 70 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores e trabalhadoras vítimas das más condições de trabalho.