Geral

Consulta aponta mobilização em defesa do emprego

Capa da Notícia

20 de julho 2013

No segundo dia da Conferência Nacional após a aprovação do regimento interno, o Dieese apresentou o resultado da Consulta Nacional, com a sistematização das informações de todo o país.

O aumento real, o 14º salário e a ampliação do piso salarial são itens que ganharam destaque na Consulta, seguidos pela necessidade de Cesta Alimentação maior e melhorias no auxílio-educação, onde ele já existe, e a conquista deste auxílio, nas empresas que ainda não oferecem este benefício.

Diante dos altos lucros dos bancos, o aumento nos valores pagos a título de PLR também foi um dos principais itens da Consulta.

Sobre o índice a ser reivindicado, as alternativas que correspondem a reajuste  entre 5% a 15% foram as mais votadas.

Emprego – o fim das demissões imotivadas, através da ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, foi o item mais votado nas questões relativas ao emprego. Mais contratações e a implementação da jornada de 6 horas complementam estas reivindicações.

Nas questões relativas à saúde e condições de trabalho, o fim das metas abusivas e o combate ao assédio moral foram os itens mais votados.

Da mesma forma, a necessidade de mais segurança nos bancos também ganhou destaque. Vale ressaltar que a pesquisa mais recente da Contraf-CUT revela que 30 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos no primeiro semestre de 2013, uma média de cinco vítimas fatais por mês.

Adoecimentos – a Consulta demonstra que o afastamento do trabalho por motivo de doença nos últimos 12 meses atingiu 18% dos bancários: ou seja, um em cada cinco! O uso de medicação controlada atingiu índice semelhante.

“A Consulta Nacional revela que há disposição de greve na categoria. Vamos investir mais ainda na mobilização para que esta seja uma campanha salarial forte e que contemple as reivindicações dos bancários e bancárias”, destaca Ana Cláudia Ribeiro, diretora do Sindicato de Londrina.

Nas questões de opinião, a Consulta mostra que 93% considera importante ou muito importante a regulamentação do sistema financeiro, enquanto 92% entende que a redução de juros também tem essa importância.

Sobre a mídia brasileira, 68% a consideram parcial, e 76% acham que o Brasil deve debater um marco regulatório para as comunicações

Ainda pela manhã, houve análise de conjuntura, com Altamiro Borges, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Márcio Monzane, coordenador da UNI Finanças e João Sicsú, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.