Sindicato de Londrina lança campanha de valorização dos funcionários do Itaú

18 de abril 2013
O Sindicato de Londrina lançou ontem (17/04), em frente à agência 109, no Calçadão da cidade, a campanha de valorização dos funcionários do Itaú. A campanha tem como mote uma paródia da música “Esse cara sou eu”, do cantor Roberto Carlos, que foi imitado na atividade pelo diretor do Sindicato, Cesar Caldana.
![]() Cesar Caldana, diretor do Sindicato de Londrina, imitou o Rei Roberto Carlos durante a atividade no Itaú |
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![]() A diretora do Sindicato, Kelly Menegon, durante a distribuição do Jornal do Cliente na manifestação de hoje |
A campanha tem como objetivo principal a defesa do emprego. O Itaú é o banco que mais demitiu no Brasil em 2012 e o que obteve o maior lucro do mercado nacional: R$ 14 bilhões. O banco eliminou 7.935 postos de trabalho no ano passado. De março de 2011 até o momento, foram totalizados 13.699 empregos a menos no Itaú.
“A situação dos funcionários do Itaú é caótica: a falta pessoal é gritante, a sobrecarga de trabalho é desumana, gerando extrapolação da jornada, há acúmulo de funções e muitos trabalham sem conseguir fazer o horário de almoço”, denuncia Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
Para Wanderley, em razão de tudo isso é preciso combater a lógica do Itaú de eliminar empregos. “São necessárias contratações e também o fim da rotatividade praticada pelo banco”, acrescenta Wanderley.
Esse cara sou eu – a dura realidade o Itaú inspirou um talentoso e criativo bancário, que terá sua identidade preservada, a escrever uma letra parodiando o sucesso de Roberto Carlos.
“Esse cara” é você, bancário e bancária do Itaú.
Esse cara que só pensa no programa AGIR toda hora,
sempre com medo de perder o emprego.
Que deixa de lado estudo e família, que convive com o horário estendido, que sofre para bater as metas, que encara perigos como assaltos e adoecimento.
Esse cara que, mesmo sendo caixa, é cobrado com metas diárias, mas que não recebe nenhum centavo do programa.
Que tem de vender uma cesta de produtos cada vez maior, ao mesmo tempo em que não pode ter erro no caixa
e nem demorar no atendimento ao cliente.
Esse cara que o viu o Itaú cortar postos de trabalho e demitir quase 8 mil trabalhadores em 2012.
Você, que sente na pele a falta de funcionários, que está sobrecarregado e vê seus colegas adoecerem física e mentalmente.
Que é obrigado a aceitar calado o banco mudar as regras do programa no meio do jogo.
“Por tudo isso é que os Sindicatos estão com esta campanha na rua. Para lutar contra essa postura que o Itaú vem adotando ao longo dos últimos anos, na qual os funcionários não são valorizados e trabalham com medo e insegurança”, ressalta Wanderley.
![]() Diretores do Sindicato de Londrina se reuniram com funcionários da agência Empresarial para falar sobre a mobilização |
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