Geral

Conferência do VIDA em Apucarana define propostas da Região

Capa da Notícia

17 de junho 2013

 
Mais de 80 pessoas participaram dos debates da Campanha 2013 no evento realizado em Apucarana

A Conferência Regional do VIDA BANCÁRIA, realizada no dia 15 de junho em Apucarana, com a presença de 81 delegados e delegadas das bases dos Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina, aprovou as propostas de reivindicações, bem como estratégias de luta, para a Campanha Nacional Unificada 2013. Os resultados serão encaminhados à Conferência Estadual dos Bancários, a ser realizada nos dias 6 e 7 de julho, em Curitiba.

Também estiveram presentes na Conferência Elias Jordão, presidente da Fetec-CUT/PR e Marcio Kieller, vice-presidente da CUT, além do técnico da Subseção do Dieese no Paraná, Fabiano Camargo da Silva, e da vereadora de Apucarana, Aurita Bertoli (PT).

 
Antonio Pereira da Silva, presidente do Sindicato anfitrião,
falou sobre a conjuntura econômica na qual estará inserida
a Campanha deste ano
   

 “Analisamos a conjuntura política e econômica na qual estará inserida a Campanha e também os resultados da Consulta feita junto aos bancários para levantar as prioridades da categoria deste ano”, relata Antonio Pereira da Silva, presidente do Sindicato de Apucarana, organizador do evento.

A Consulta feita nas bases dos quatro Sindicatos do VIDA BANCÁRIA definiu o índice de reajuste que contemple a inflação acumulada desde a última data-base mais 5% de aumento real; a celebração de uma Convenção Coletiva de Trabalho com vigência para dois anos em relação às cláusulas econômicas; fim do assédio moral e das metas abusivas.

Foi aprovado na Conferência Regional uma Moção de Repúdio ao Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a terceirização da forma como querem os patrões, como forma de mostrar o posicionamento dos bancários e bancárias do Norte do Paraná conta contra o corte de direitos dos trabalhadores.


Resultados da Consulta

O aumento real de salários foi apontado por 42% dos bancários e bancárias das bases do VIDA BANCÁRIA como prioridade na Campanha 2013. Nas respostas sobre a remuneração indireta, 41% defenderam um valor maior para a Cesta-alimentação como forma de melhorar a qualidade de vida. Já na remuneração variável, a maioria absoluta respondeu na Consulta que é preciso buscar uma PLR maior.

Fim do assédio moral e das metas abusivas também foram citados como demandas prioritárias na Campanha deste ano, revelando a grande incidência deste problema nos bancos.
 


O coordenador Regional da Fetec-CUT/PR, Damião Rodrigues, apresentou os resultados da Consulta nas bases do VIDA
  Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato
de Londrina, detalhou os efeitos do PL 4330