Conferência do VIDA em Apucarana define propostas da Região

17 de junho 2013
![]() Mais de 80 pessoas participaram dos debates da Campanha 2013 no evento realizado em Apucarana |
A Conferência Regional do VIDA BANCÁRIA, realizada no dia 15 de junho em Apucarana, com a presença de 81 delegados e delegadas das bases dos Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina, aprovou as propostas de reivindicações, bem como estratégias de luta, para a Campanha Nacional Unificada 2013. Os resultados serão encaminhados à Conferência Estadual dos Bancários, a ser realizada nos dias 6 e 7 de julho, em Curitiba.
Também estiveram presentes na Conferência Elias Jordão, presidente da Fetec-CUT/PR e Marcio Kieller, vice-presidente da CUT, além do técnico da Subseção do Dieese no Paraná, Fabiano Camargo da Silva, e da vereadora de Apucarana, Aurita Bertoli (PT).
![]() Antonio Pereira da Silva, presidente do Sindicato anfitrião, falou sobre a conjuntura econômica na qual estará inserida a Campanha deste ano |
|
“Analisamos a conjuntura política e econômica na qual estará inserida a Campanha e também os resultados da Consulta feita junto aos bancários para levantar as prioridades da categoria deste ano”, relata Antonio Pereira da Silva, presidente do Sindicato de Apucarana, organizador do evento.
A Consulta feita nas bases dos quatro Sindicatos do VIDA BANCÁRIA definiu o índice de reajuste que contemple a inflação acumulada desde a última data-base mais 5% de aumento real; a celebração de uma Convenção Coletiva de Trabalho com vigência para dois anos em relação às cláusulas econômicas; fim do assédio moral e das metas abusivas.
Foi aprovado na Conferência Regional uma Moção de Repúdio ao Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a terceirização da forma como querem os patrões, como forma de mostrar o posicionamento dos bancários e bancárias do Norte do Paraná conta contra o corte de direitos dos trabalhadores.
Resultados da Consulta
O aumento real de salários foi apontado por 42% dos bancários e bancárias das bases do VIDA BANCÁRIA como prioridade na Campanha 2013. Nas respostas sobre a remuneração indireta, 41% defenderam um valor maior para a Cesta-alimentação como forma de melhorar a qualidade de vida. Já na remuneração variável, a maioria absoluta respondeu na Consulta que é preciso buscar uma PLR maior.
Fim do assédio moral e das metas abusivas também foram citados como demandas prioritárias na Campanha deste ano, revelando a grande incidência deste problema nos bancos.
![]() O coordenador Regional da Fetec-CUT/PR, Damião Rodrigues, apresentou os resultados da Consulta nas bases do VIDA |
![]() de Londrina, detalhou os efeitos do PL 4330 |