Vida alerta: Temer joga pesado para acabar com a aposentadoria

16 de maio 2017
A tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados é tema da Capa do Vida Bancária impresso desta semana, que alerta a categoria para a necessidade de construir uma forte mobilização capaz de barrar o “rolo-compressor” de Michel Temer (PMDB) para acabar com a aposentadoria.
O jornal informa que o texto-base de reforma foi aprovado no dia 9 de maio pela Comissão Especial que analisa a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 287/2016 pelo placar de 22 votos favoráveis e 14 contrários.
Agora, a matéria será votada no Plenário da Câmara em duas sessões, quando serão necessários 308 votos favoráveis, em cada turno, para sua aprovação. “Essa proposta de reforma é perversa e sequer foi discutida amplamente com as Centrais Sindicais. Para satisfazer os interesses de grandes grupos, dentre os quais os bancos, o governo vai acabar com a aposentadoria para os mais jovens e inviabilizar a entrada no sistema das novas gerações”, avalia Regiane Portieri, presidenta do Sindicato de Londrina.
Para Regiane, a categoria bancária, assim como o conjunto da Classe Trabalhadora, não pode ficar calada diante desse descalabro.
Perigo à vista
Nas páginas centrais, o Vida aborda a autorização dada pelo Tesouro Nacional para que o governo venda uma parcela do controle acionário do Banco do Brasil, em mais uma manobra de Michel Temer para cumprir a meta de superávit primário de seu governo.
Para Gisa Bisotto, secretária Geral do Sindicato de Londrina, aos poucos o governo vem preparando o terreno para privatizar o BB. “Com a reestruturação foi precarizado o atendimento e as condições de trabalho. Agora, eles estão atacando por outro lado, abrindo as portas para o capital privado se apoderar do banco e mudar seu perfil de atuação em busca de dividendos cada vez mais altos”, avalia.
Ainda sobre o BB, o jornal divulga dados sobre o lucro líquido de R$ 2,5 bilhões obtido no primeiro trimestre deste ano, que representa crescimento de 95,6% em relação ao mesmo período do ano passado, e a “conquista” pelo banco da liderança do ranking de reclamações encaminhadas pelos clientes ao Banco Central.
Comunicação
Na pág. 2 também tem relatos a respeito da distribuição pelo Sindicato de Londrina da 17º edição de Vida Bancária em Revista, que este ano tem como matéria de Capa a prática do aquarismo, e do nº 2 da Revista Jurídica, com artigos e informações abordando direitos e mudanças na legislação trabalhista.
Leia também sobre a negociação entre a Contraf-CUT e a Fenaban, que resultou em mudanças no RH 184 da Caixa Econômica Federal, garantindo aos empregados o exercício e pagamento da função por ao menos 60 dias e a eliminação da possibilidade de aplicar a dispensa na instauração da análise preliminar em processos disciplinares.
VII Copa Bancários
O destaque da pág. 4 é a grande Final da VII Copa Bancários de Futebol Suíço, que será realizada no próximo sábado (20/05) no Grêmio Uninorte, em Londrina.
O Bradesco Guaporé/10 de Dezembro é uma das equipes que vai disputar o título de campeão deste ano. Seu adversário depende do que for definido na reunião da Comissão Disciplinar, que será realizada na noite de hoje (16), no Sindicato de Londrina, em relação ao desentendimento que houve na partida da Semifinal entre Bradesco Bela Vista do Paraíso e Bradesco Willie Davids/Cambé.
Tem ainda mais uma chamada para as inscrições dos bancários e bancárias interessados em fazer os cursos preparatórios de certificação da Anbima para CPA-10 e CPA-20. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (22/05), na Sede Administrativa do Sindicato de Londrina.
As inscrições devem ser feitas pelos seguintes telefones: (41) 3088-0408, (41) 99876-8121 ou (43) 99968-4040.
A Coluna “Espaço para a Saúde” desta semana faz um relato a respeito da segunda reunião deste ano da Mesa Bipartite de Saúde com a Fenaban, que debateu a avaliação do PCMSO (Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional).
Por Armando Duarte Jr.