Curso de Paternidade Responsável está disponível on-line pela UFRN

14 de setembro 2019
A Licença-paternidade ampliada, de cinco para 20 dias, é uma conquista da categoria bancária na Campanha Unificada de 2016 e pode ser requerida pelos pais que trabalham em bancos que aderiram ao Programa Empresa Cidadã e que participarem de curso ou atividade de orientação a respeito do tema.
Requisitos para requerer a Licença-paternidade de 20 dias:
- Adesão do banco ou financeira ao Programa Empresa Cidadã (Lei 13.257/2016);
- O pai bancário deverá requerer a prorrogação da Licença, por escrito, no prazo de dois dias após o parto;
- Comprovar a participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.
Os Sindicatos do Vida Bancária indicam o curso on-line “Pai presente: Cuidado e Compromisso”, desenvolvido e certificado pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Clique aqui para acessar a página do curso da UFRN.
Este curso tem 12 horas/aula e o conteúdo distribuído em nove módulos.
Este direito está estabelecido na da Lei 13.257, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 8 de Março de 2016 – Dia Internacional da Mulher, como parte da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, e, também, na clausula 25 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2018/2020.
“A Licença-paternidade ampliada é muito importante para que o pai possa ter mais tempo para ajudar a cuidar do filho recém-nascido e auxiliar a mãe neste momento em que ambos merecem uma atenção especial”, ressalta Dulce Silveira, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina.
Por Armando Duarte Jr.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Curitiba