Tome cuidado para evitar o adoecimento mental

13 de agosto 2018
A organização do trabalho nos bancos provoca um grande número de adoecimentos, principalmente nos últimos anos com a redução drástica de pessoal e aumento das pressões pelo cumprimento de metas cada vez maiores. Isso faz com que os bancários e bancárias sofram uma tortura diária em seu ambiente de trabalho sem que haja espaço para discutir formas de reduzir esse estresse e, consequentemente, evitar danos à saúde mental.
Por conta disso, muitos apresentam quadros de depressão, transtorno de ansiedade, esquizofrenia e outras doenças que levam ao afastamento do trabalho.
Segundo a secretária de Saúde do Sindicato de Apucarana, Zoraide Sanches, dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que os transtornos psicológicos são alguns dos fatores que mais afastam profissionais de suas atividades. “As entidades sindicais tentam há anos discutir forma de reduzir o número de adoecimentos na categoria com os bancos, mas existe muita resistência em relação a isso.
Como prevenir?
Defendemos mudanças na organização do trabalho que possam contribuir para diminuir o estresse, como, por exemplo, pausas, ginástica laboral, momentos de descontração entre a equipe e outras atividades que possam inverter o triste cenário que temos atualmente neste setor”, aponta.
Além disso, Zoraide afirma que o bancário e a bancária precisam ficar atentos aos sinais que o corpo apresenta quando algo não vai bem com a saúde. “Quando surgirem os primeiros sintomas é muito importante dar a atenção às pequenas ações do dia a dia, como manter uma boa alimentação, observar os intervalos para descanso, praticar atividades físicas e de lazer após o trabalho e, caso seja necessário, procurar ajuda de um médico”, explica.
Por Armando Duarte Jr.