Nova edição aborda os benefícios do aquarismo

12 de maio 2017
O que para muitas pessoas é apenas um hobby ou uma forma de melhorar a estética de casa ou da empresa, para outros significa paz, saúde mental e oportunidade para relaxar, revela a matéria de Capa de Vida Bancária em Revista nº 17.
É assim que bancários aquaristas definem o gosto pela criação de peixes ornamentais, uma prática iniciada por volta do ano 3.000 A. C. e que atualmente vem ganhando muitos adeptos.
Dos aquários mais simples aos mais sofisticados, o importante, segundo revelam os bancários entrevistados, é dedicar algum tempo para cuidar dos peixes e depois aproveitar os inúmeros benefícios que o hobby proporciona.
“De quinze em quinze dias eu faço a troca parcial da água, tenho que controlar o nível do nitrato, nitrito e da amônia, o que demanda umas três horas, mas ainda dedico meia-hora por dia para acompanhar o aquário, porque nele tenho seres vivos que precisam de cuidados”, explica Maycon Bitencourt de Campos, empregado da Caixa Econômica Federal em Porecatu.
O que é a Previdência Social?
Como não poderia deixar de ser, a Revista traz relatos sobre a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4.302/1998, que libera a terceirização no País, da mobilização nacional contra as reformas do governo Michel Temer (PMDB) e nas páginas centrais faz um Raio-x da Previdência Social, explicando, de forma detalhada, quando e como surgiu, bem como qual é o seu papel para o país.
Na Coluna “Já Fui Bancária”, a entrevistada é a ex-vereadora Elza Correia, que atuou nos bancos nos anos 60, tempo em que a categoria tinha certo status na sociedade e que as práticas machistas eram mais pesadas no setor.
Talento de sobra
Nesta edição, a Revista também revela os talentos musicais de Rafael Neves, Matheus Marchlewski, Luana Pereira e de Vitor Conor, jovens que sobem aos palcos em busca de sucesso numa possível carreira artística de sucesso não só no Brasil, mas, quem sabe, até no exterior.
E para provar que ainda existe amizade dentro dos bancos, daquelas que duram para a vida toda, atuais e ex-empregados da agência Ouro Verde, da Caixa Econômica Federal em Londrina, contam como conseguem se manter unidos por vários anos num ambiente que hoje é marcado pela alta rotatividade e, muitas vezes, pela concorrência entre os colegas de trabalho.
Cidades
A dica de roteiro turístico deste número é o Parque Santo Expedito, localizado próximo ao Centro de Apucarana. O fundo de vale foi revitalizado e atualmente é administrado pela Igreja Católica, atraindo muitos visitantes nos finais de semana e em datas comemorativas.
Leia ainda em Vida Bancária em Revista a história do pequeno município de Quatiguá, na base do Sindicato de Arapoti, e que já foi palco da maior e mais importante batalha da Revolução de 1930, responsável pelo fim da chamada Velha República e por colocar Getúlio Vargas na Presidência do Brasil.
“Mais uma vez temos uma série de reportagens interessantes acerca do que a categoria faz em suas horas vagas e curiosidades a respeito da Região, sem deixar de lado a preocupação com os ataques aos direitos que a Classe Trabalhadora vem sofrendo ultimamente”, salienta Ana Claudia Ribeiro, secretária de Imprensa do Sindicato de Londrina e responsável pela coordenação de Vida Bancária em Revista, ressaltando que esta luta também exige a participação da categoria bancária para evitar a perda das inúmeras conquistas obtidas nos últimos tempos.
Por Armando Duarte Jr.