Manifestação na matriz cobra política de saúde para empregados

11 de abril 2018
Empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal participaram na última quinta-feira (5/04) de ato nacional em defesa da vida e pelo fim da gestão que adoece e mata. A manifestação ocorreu em frente à matriz do banco, em Brasília.
Na ocasião, o Sindicato de Curitiba entregou ao diretor de Pessoas da empresa, Roney de Oliveira, documento em que ressalta o aumento significativo de suicídios e afastamentos por doenças em razão de excesso de trabalho e jornada extenuante.
Em 22 de fevereiro, o Sindicato já havia promovido um ato na capital paranaense para expor o descaso da direção do banco com a saúde dos empregados. “Ela não pode continuar fazendo de conta que o aumento no número de suicídios não existe. Seremos a consciência deles!", ressalta Genésio Cardoso, diretor da entidade.
Genésio ressalta que a situação em Curitiba foi agravada porque a Caixa administra a conta funcional da Prefeitura. “São 50 mil contas a mais. Enquanto isso, o banco reduziu o número de empregados em 279 e há 470 aprovados no concurso de 2014. Já denunciamos ao Ministério Público do Trabalho, que solicitou à Caixa o número de afastamentos por motivo de depressão ou outros transtornos mentais e psicológicos”, relata.
Estudo realizado pela Secretaria de Saúde da Fetec-CUT/PR aponta a categoria bancária como a primeira colocada nas notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho, no período de 2006 a 2017. “Mas o problema se repete em todo o País. Há tempos cobramos uma discussão sobre política de saúde mental, mas a Caixa continua ignorando a necessidade e não priorizando esse debate”, acusa a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
Na última reunião do GT (Grupo de Trabalho) de Saúde do Trabalhador, no dia 27 de março, o assunto foi debatido. Os representantes dos empregados defenderam a realização de uma oficina de saúde mental com a participação de especialistas e representações da empresa e dos trabalhadores. A Caixa já havia assumido o compromisso de realização do evento, mas a atual gestora da área de saúde, Fernanda Campelo, disse que deverá levar a proposta à direção da empresa antes de dar uma resposta final.
Fonte: Fenae/Contraf-CUT