Saúde

Bancários Londrina

Londrina celebra legado histórico na saúde pública e 33 anos do Conselho Municipal de Saúde

Capa da Notícia

10 de dezembro 2024

Londrina tem uma trajetória marcante na luta pela saúde pública, sendo protagonista nos debates que culminaram na reforma sanitária e na 8ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu de base para o capítulo sobre saúde na Constituição de 1988 e a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Desde a criação do CMS-LD (Conselho Municipal de Saúde de Londrina) em dezembro de 1991, o Sindicato dos Bancários tem desempenhado papel essencial, defendendo melhorias nos programas de saúde pública, com destaque para a vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora e, mais recentemente, as políticas voltadas à saúde das mulheres, da população negra e à saúde mental.

No dia 6 de dezembro, o CMS-LD celebrou seus 33 anos com uma cerimônia que homenageou pioneiros da 1ª Reunião do Conselho, além de secretárias executivas e presidentes ao longo das décadas. Entre os homenageados, esteve o atual secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho. Conselheiro de saúde desde 2018 e presidente do CMS-LD na gestão 2021-2022, Laurito foi reconhecido por sua contribuição na defesa de uma saúde pública inclusiva e de qualidade.

“Agradeço imensamente esta homenagem, a qual compartilho com demais conselheiro e conselheiras que atuaram comigo nos últimos anos para conquistarmos os importantes avanços na política de saúde pública de Londrina”, salienta o diretor do Sindicato de Londrina.


Laurito é secretário de Formação do Sindicato de Londrina


Dirigentes do Sindicato prestigiaram a homenagem