Londrina celebra legado histórico na saúde pública e 33 anos do Conselho Municipal de Saúde

10 de dezembro 2024
Londrina tem uma trajetória marcante na luta pela saúde pública, sendo protagonista nos debates que culminaram na reforma sanitária e na 8ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu de base para o capítulo sobre saúde na Constituição de 1988 e a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Desde a criação do CMS-LD (Conselho Municipal de Saúde de Londrina) em dezembro de 1991, o Sindicato dos Bancários tem desempenhado papel essencial, defendendo melhorias nos programas de saúde pública, com destaque para a vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora e, mais recentemente, as políticas voltadas à saúde das mulheres, da população negra e à saúde mental.
No dia 6 de dezembro, o CMS-LD celebrou seus 33 anos com uma cerimônia que homenageou pioneiros da 1ª Reunião do Conselho, além de secretárias executivas e presidentes ao longo das décadas. Entre os homenageados, esteve o atual secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho. Conselheiro de saúde desde 2018 e presidente do CMS-LD na gestão 2021-2022, Laurito foi reconhecido por sua contribuição na defesa de uma saúde pública inclusiva e de qualidade.
“Agradeço imensamente esta homenagem, a qual compartilho com demais conselheiro e conselheiras que atuaram comigo nos últimos anos para conquistarmos os importantes avanços na política de saúde pública de Londrina”, salienta o diretor do Sindicato de Londrina.
Laurito é secretário de Formação do Sindicato de Londrina
Dirigentes do Sindicato prestigiaram a homenagem