Geral

O que é cálculo renal?

Capa da Notícia

07 de maio 2013

O cálculo renal é formação de pequenos cristais nos ureteres ou nos rins, podendo surgir em decorrência do excesso de certas substâncias na urina ou até mesmo da desidratação.

Mais conhecido como pedra nos rins, este distúrbio causa dores intensas quando os cálculos começam a se mover pelos ureteres quando a urina segue para a bexiga. Eles podem bloquear o fluxo da urina dos rins, provocando com isto inchaço e, consequentemente, a dor.

Os cálculos renais podem ter origem hereditária e também aparecem em bebês prematuros.
 

Principais sintomas

• Dor na barriga ou na lateral das costas

• Dor na virilha ou até os testículos

O cálculo renal também pode provocar urina de cor anormal; sangue na urina; calafrios; febre; náuseas; e vômitos.

 Para verificar a existência de cálculos podem ser feitos os seguintes exames:

•Tomografia computadorizada abdominal

•Ressonância magnética abdominal ou dos rins

•Radiografia abdominal

•Pielograma intravenoso (PIV)

•Ultrassom do rim

•Pielograma retrógrado
 

Tipos de tratamento

Muitas vezes, o cálculo renal precisa de tratamento específico para ser retirado, levando em conta o seu tipo e a gravidade dos sintomas apresentados pela pessoa. Nos casos mais simples, as pequenas pedras podem ser expelidas normalmente pela urina mediante a ingestão de uma boa quantidade de água. Quando estas saírem é necessário filtrar os cálculos e encaminhá-los para determinar qual é o tipo.

Em alguns pacientes este processo é feito por meio de hidratação intravenosa. As dores são tratadas com a administração de analgésicos, nos casos mais simples e nos mais graves é indicado o uso de anti-inflamatórios não esteroides. A cirurgia deve ser feita quando o cálculo for grande demais para sair sozinho pelas vias urinárias, se ele estiver crescendo ou obstruindo o fluxo da urina, o que pode provocar infecção ou danos nos rins.

Entre as intervenções cirúrgicas mais comuns estão:

- Litotripsia extracorpórea: utiliza ondas de choque para remover cálculos de aproximadamente 1 cm que estejam localizados perto do rim. Elas são quebradas e depois expelidas na urina.

- Nefrolitotomia percutânea: usada para cálculos maiores dentro ou perto do rim, ou quando há mal formação dos rins e das zonas ao redor. O cálculo é removido com um endoscópio que é inserido no rim por uma pequena abertura.

- Cirurgia aberta (nefrolitotomia): é necessária caso os outros métodos não funcionem ou não possam ser utilizados.

Fonte: site www.minhavida.com.br