Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR protestam contra proposta de ‘Acordão’ do Itaú

06 de fevereiro 2025
Sindicatos de Bancários filiados à Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná) estão paralisando agências do Itaú nesta quinta-feira (6/02), em protesto contra a proposta do banco de centralizar em um “Acordão” diversos direitos específicos dos funcionários e funcionárias.
Nas bases do Vida Bancária estão sendo paralisadas três agências em Londrina (109, Lord Lovat e Duque de Caxias). Também estão ocorrendo atividades em Apucarana, Arapoti e em Cornélio Procópio.
O problema é que a direção do Itaú condiciona isso à inclusão nesse instrumento de um Termo de Quitação de horas extras a ser assinado com o movimento sindical, com aprovação de Assembleia dos bancários, reconhecendo não haver mais nada a saldar.
Para o secretário de Organização Sindical do Sindicato de Londrina, Valdemir Bibiano do Prado, o Itaú está fazendo chantagem com as representações dos funcionários, condicionando a inclusão desse Termo de Quitação à manutenção de direitos importantes, como a Bolsa-educação, teletrabalho, sistema alternativo de controle de jornada, e compensação de jornada.
“O banco está jogando pesado, na base do assina tudo ou não assina nada. Mas nós não aceitamos isso e queremos continuar negociando democraticamente, como tem sido feito para avançar nas conquistas, não permitindo que o Itaú coloque seus interesses acima dos direitos dos bancários e bancárias”, ressalta.
Segundo Valdemir, os Sindicatos recebem inúmeras denúncias de trabalho fora do ponto, participação em grupos de Whatsapp da unidade, ligações telefônicas fora da jornada de trabalho, entre outros abusos do banco. “Por isso, não tem como assinar um documento que isenta o Itaú da sua responsabilidade em pagar todo esse trabalho extra”, complementa.
O diretor do Sindicato de Londrina afirma que os protestos vão continuar até que o banco reveja essa postura intransigente e retome as negociações específicas com o movimento sindical.
O protesto contra a ganância do Itaú em Apucarana
Diretores do Sindicato de Arapoti na mobilização contra o "Acordão" do Itaú
Chega de Abussos! Dirigentes do Sindicato de Cornélio Procópio também protestam nesta quinta (6)
Diregotes do Sindicato de Londrina na paralisação da agência do Itaú na Av. Duque de Caxias
Por Armando Duarte Jr.