30º Curso anual do NPC debate desafios para a comunicação popular

05 de dezembro 2024
Dirigentes dos Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná) estão participando de 5 a 8/12, no Rio de Janeiro, do 30º Curso anual do NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação).
O evento, que tem o tema “Democracia, Internet e a nossa comunicação: desafios e caminhos para a organização popular”, foi aberto com painéis sobre o terror da ditadura militar, a importância da comunicação popular e sindical para romper com a imparcialidade da mídia tradicional e a profunda desigualdade social do país.
Foram destacados, entre outros pontos pelos painelistas o fracasso do modelo capitalista e os ataques feitos na área da Educação, entre 2016 e 2022, como projetos que tramitam no Congresso Nacional mudando o PNE, a censura, agressões a professores e atentados a escolas.
Para o presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, o Curso do NPC é muito importante para organizar a comunicação dos movimentos sindical e popular. “Os desafios atuais são muitos, seja pelo avanço dos processos de digitalização e da precarização do trabalho, ou pela contrainformação (fake news) promovida pela direita nas redes sociais, que tem levado o país a rumar para o retrocesso em relação a diversas conquistas obtidas pela Classe Trabalhadora e o conjunto da sociedade”, avalia.
Na parte da tarde, o Curso do NPC o fascismo e suas diversas vertentes através dos tempos, como as milícias que tomam conta das grandes centros urbanos do país. Outro tema debatido foi o uso das redes sociais por políticos para alcançar o poder, com destaque para o presidente da Argentina, Javier Milei, com uma postura ultraconservadora e que procura resolver a crise do seu país com ataques aos direitos dos trabalhadores, das mulheres e as políticas sociais, entre outros.
Texto e fotos por Armando Duarte Jr.