Brasileiros não aprovam mudanças nas regras da Previdência, aponta Datafolha

03 de maio 2017
O turbilhão de propagandas que o governo Michel Temer (PMDB) está despejando nos meios de comunicação comercial, para convencer a população de que a reforma da Previdência é necessária, não está surtindo os efeitos esperados.
Pesquisa feita pelo Datafolha entre os dias 26 e 27 de abril com 2.781 entrevistados, em 172 municípios, revelou que 87% são contra a mudança na idade mínima, na fórmula de cálculo e no tempo de contribuição.
Em relação à proposta sob aumento do tempo de contribuição necessário para que o trabalhador e a trabalhadora tenham direito ao benefício integral, 83% desaprovaram.
De acordo com o Datafolha, a maior rejeição à reforma de Temer vem dos servidores públicos e vem crescendo entre mulheres (73%), dos assalariados que recebem entre dois e cinco salários mínimos (74%), jovens de 25 a 34 anos (76%) e aqueles que têm Ensino Superior (76%).
Nesta quarta-feira (3/05), a Comissão Especial da Câmara que analisa a PEC 287/2016 está discutindo o relatório do deputado Artur Maia (PPS-BA) para a reforma da Previdência.
O texto poderá ser votado no Plenário da Câmara no dia 10 de maio.
Por Armando Duarte Jr.