Geral

Banco Central recomenda fechamento dos bancos no Carnaval

Banco Central recomenda fechamento dos bancos no Carnaval

02 de fevereiro de 2021

Os bancos não devem ter expediente ao público nos dias 15 e 16/02, devido ao Carnaval. O "feriado bancário" é uma recomendação feita pela Febraban com base em Resolução do Banco Central do Brasil

Os bancos deverão permanecer fechados durante os dias 15 e 16 de fevereiro e iniciar o expediente no dia 17 após o meio-dia, conforme recomendação feita pela Febraban (Federação Nacional dos Bancos Brasileiros) em ofício enviado às instituições financeiras no dia 5 de janeiro de 2021.

Esta orientação é baseada na Resolução 2.932, do Banco Central do Brasil, na qual “facultou às instituições financeiras a livre fixação de horário de atendimento ao público” durante os dias de Carnaval neste ano.

Na Quarta-feira de Cinzas (17/02), o expediente ao público deverá ser das 12h00 às 15h00. Nas cidades em que o expediente ocorre antes das 15h00, o horário de atendimento ao público deverá ser antecipado para assegurar pelo menos três horas de expediente bancário.

Os bancos já estão comunicando aos funcionários e funcionárias os horários de funcionamento das agências durante o Carnaval e deverão fazer o mesmo em relação à população, fixando cartazes com estas informações.

“Se algum gestor pressionar para haja trabalho nos dias 15 e 16, denuncie ao Sindicato. Os bancos devem cumprir o que determinou o Banco Central, como ressaltou a Febraban no documento enviado às instituições”, ressalta o diretor do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho.

Por Armando Duarte Jr.