Geral

Operação “Demitiu, Parou” atinge hoje agência do Santander em Londrina

Operação “Demitiu, Parou” atinge hoje agência do Santander em Londrina

28 de março de 2013

O Sindicato de Londrina está realizando hoje (28/03) a Operação “Demitiu, Parou” em uma das agências do Santander localizadas na Avenida Higienópolis, no centro da cidade. O protesto é contra o desligamento de um funcionário com mais de 20 anos de trabalho prestados ao banco. Este ano, o Sindicato de Londrina já realizou manifestações em defesa do emprego também no HSBC, Itaú e no Mercantil do Brasil.

“Não aceitamos que bancos com lucros bilionários, como os que operam no Brasil, descartem funcionários sem justificativa alguma, tão somente para ampliar ainda mais seus lucros já exorbitantes à custa da exploração”, critica Dirceu Quinelato, diretor do Sindicato de Londrina e integrante da COE Santander. Dirceu afirma que essa política só amplia a sobrecarga de trabalho nas agências e a demora no atendimento aos clientes e usuários.

Para Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina a rotatividade e a eliminação de postos de trabalho não fazem parte de uma política perversa dos bancos. “É por isso que defendemos a realização de uma Conferência Nacional do Sistema Financeira, para conter abusos desse tipo, e também a ratificação pelo Brasil da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, que é uma forma de proibir demissões injustificadas e forçar as instituições financeiras a cumprirem seu papel social”, ressalta Wanderley.

;