VIDA BANCÁRIA

Edição desta semana destaca o 6º Congresso da Contraf-CUT

Edição desta semana destaca o 6º Congresso da Contraf-CUT
terça-feira, 05/04/2022

O 6º Congresso da Contraf-CUT (Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) é tema da matéria de Capa do Vida Bancária desta semana. O evento foi realizado entre os dias 1º e 3/04, em formato híbrido, e além de eleger a Direção Executiva da entidade, os integrantes do Conselho Fiscal e do Conselho Diretivo, também aprovou alterações estatutárias e as estratégias de luta para os próximos quatro anos.

Juvandia Moreira, atual presidenta da Contraf-CUT, foi reeleita para o cargo e afirmou durante o Congresso que a mobilização da categoria bancária será fundamental para vencer as resistências dos bancos nas negociações da Campanha Salarial deste ano.

Nos três dias de debates foram feitas análises da conjuntura econômica e política e realizados painéis sobre o Retrato dos Bancos e dos Bancários; projeto para Regulamentação do Sistema Financeiro; e o Futuro da Organização Sindical.

Na avaliação do presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, que também é coordenador da Regional Vida Bancária, o evento ressaltou a importância da unidade da Classe Trabalhadora para “Reconstruir o Brasil que a gente quer”, tema da 6º Congresso da Contraf-CUT. “Nós precisamos ser protagonistas das mudanças que o País precisa para acabar com a fome, garantir a manutenção dos direitos dos trabalhadores, gerar empregos, renda e retomar o caminho do desenvolvimento econômico. E tudo isso passa, necessariamente, pelo voto consciente nas eleições gerais deste ano para trocar o perfil do Congresso Nacional e eleger um governo comprometido com os trabalhadores e a população brasileira”, ressalta. 

Clique aqui para baixar a edição digital.

Dia de Luta denuncia abusos do Santander

Nas páginas centrais o jornal destaca as atividades realizadas pelos Sindicatos de Cornélio Procópio e de Londrina no dia 29/03, Dia Nacional de Luta contra os Abusos do Santander. Foi denunciada a falta de respeito do banco ao convocar funcionários pertencentes ao grupo de risco para Covid-19 para o retorno ao trabalho presencial, a ampliação do horário de atendimento nas agências, entre outros problemas.

Leia na pág. 2 matéria sobre a ampliação do trabalho remoto na Caixa, medida que atende reivindicação feita pela CEE (Comissão Executiva dos Empregados) levando em conta que o País ainda registra casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Cadê a humanidade do Itaú

O Vida também denuncia a falta de respeito do Itaú com os bancários e bancárias PcDs (Pessoas com Deficiência) e os que estão doentes. Sem qualquer escrúpulo, o banco está transferindo estes funcionários para outras cidades sem levar em conta a condição física deles para se deslocar para locais distantes.

Saiba ainda sobre a reunião entre a CEBB (Comissão de Empresa dos funcionários do Banco do Brasil) e o banco para esclarecer as regras do TRI (Trabalho Remoto Institucional). Representantes dos funcionários criticaram a exclusão no projeto do pessoal de algumas áreas.

Eleições do Economus

 Fique por dentro também sobre as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Economus, entidade responsável pela previdência complementar e assistência à saúde dos funcionários do Banco do Brasil oriundos da Nossa Caixa. A votação vai ocorrer entre os dias 11 e 22/04. Vote Rodrigo Leite para conselheiro deliberativo e em Lucas Lima para conselheiro fiscal.

Canal de apoio às vítimas de violência doméstica

O Vida Bancária traz como principal notícia na pág. 4 a reunião entre a Contraf-CUT e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para analisar o acordo que define medidas de prevenção e combate à violência doméstica. A reunião foi realizada no dia 28/03 no âmbito da Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades. A representação da categoria cobrou dos bancos maior facilidade de acesso a estes canais para que as bancárias não encontrem dificuldades para utilizá-los.

Se inscreva na 1ª BikeVolta

Se você ainda não se inscreveu, não perca tempo, acesse o link https://forms.gle/JTmbtiDfQ26wGDScA e preencha o formulário para participar da 1ª BikeVolta d@s Trabalhador@s, que será realizado no dia 1º de Maio, em Londrina. Bancários e bancárias inscritos concorrerão a três bikes para iniciantes e outros prêmios. Não perca!

E leia na Coluna de Saúde a importância de tomar a vacina contra a gripe H3N2 com a queda na temperatura e maior incidência das doenças respiratórias.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE