FIQUE POR DENTRO

Vida desta semana destaca visita do presidente Lula a Londrina

Vida desta semana destaca visita do presidente Lula a Londrina
quarta-feira, 23/03/2022

A participação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em evento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), realizado no último sábado (19/03), no Assentamento Eli Vive, no Distrito de Lerrovile, em Londrina, é o destaque de Capa da edição digital do Vida Bancária desta semana.

O jornal faz um relato da “Jornada de Solidariedade – Rumo aos Comitês Populares”, que também teve como convidados líderes do MST, o ex-governador do Paraná, Roberto Requião, deputados federais e estaduais. As certa de 10 mil pessoas presentes doaram 70 mil quilos de alimentos para serem distribuídos a famílias carentes de Londrina.

O ex-presidente falou no evento sobre a crise pela qual passa o País, comparou a miséria de hoje com sua infância pobre, com os momentos difíceis de sua vida e contou que ficou desempregado, mas conseguiu superar as dificuldades e afirmou que “a fome é uma das coisas mais bárbaras que existem. E no Brasil a fome é mais grave porque a gente tem condições de produzir alimentos saudáveis”, observou

Para Lula, é preciso mudar o perfil do Congresso Nacional nas eleições de 2022, porque para ele “esse é o pior Congresso que já tivemos no Brasil”, com parlamentares sem qualquer compromisso com a população e que criaram o chamado orçamento secreto. “Nós não podemos votar nas raposas para cuidar do galinheiro, porque senão elas vão comer todas as galinhas”, comparou o ex-presidente.

Clique aqui para baixar a edição digital do Vida Bancária.

 Impasse na Promoção por Mérito da Caixa

Na pág. 2, o Vida traz informações sobre o impasse gerado nas discussões sobre os critérios para a Promoção por Mérito 2021 da Caixa. A direção do banco insiste em penalizar os empregados e empregadas que participaram da paralisação em abril do ano passado em defesa dos seus direitos, considerando o dia de protesto como “falta não justificada”.

Leia também sobre a proposta de Trabalho Remoto Institucional apresentada pelo Banco do Brasil à Comissão de Empresa no dia 17/03. Na avaliação da CEBB, a proposta não contempla todos os avanços desejados, mas garante regras justas aos funcionários.


Ainda sobre o BB, veja as propostas das Chapas 6 e 77, que concorrem nas eleições da Cassi. A votação estará aberta até o dia 28/03. Vote Chapas 6 e 77 – Unidos por uma Cassi Solidária para recuperar o comando da Caixa de Assistência e a qualidade no atendimento dos associados.

Retorno presencial grávidas do Bradesco

Matéria na pág. 3 informa sobre a reunião da COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Bradesco, realizada no dia 18/03, para debater o comunicado do banco a respeito do retorno presencial das bancárias grávidas. No documento o Bradesco garante que essa volta deverá ser voluntária e apenas para as funcionárias que estiverem com o ciclo vacinal completo para prevenir a Covid-19.

Saiba ainda sobre a apresentação pelo Itaú, no dia 16/03, do programa Recomece, dirigido a todos os bancários e bancárias que estão afastados e precisam de acompanhamento para o retorno gradual. A COE criticou a ausência da equipe interdisciplinar da área de medicina ocupacional do Itaú para fazer o acompanhamento dos afastados.

O enquadramento das demissões em massa feito pelo Santander como prática antissindical também é tema de matéria na pág. 3. A decisão do Ministério Público do Trabalho teve como base ação movida pelo Sindicato de São Paulo, já que o banco não negociou esse processo com a representação dos funcionários.

Vem aí a 1ª BikeVolta d@s Trabalhador@s

Na pág. 4 o Vida traz informações sobre como participar da 1ª BikeVolta d@s Trabalhador@s, um passeio ciclístico organizado pelo Sindicato de Londrina, que vai ocorrer no dia 1º de Maio. A saída será do Aterro do Lago Igapó 2 em direção ao Jardim Botânico, onde haverá um breve descanso antes de voltar ao local de partida.

No final serão sorteadas três bicicletas para iniciantes aos participantes inscritos. Para participar é preciso doar 1 quilo de alimento não perecível, a ser deixado na Sede Administrativa do Sindicato de Londrina ou na hora do passeio. As inscrições devem ser feitas por meio do link https://forms.gle/JTmbtiDfQ26wGDScA

Saiba também como fazer o curso de Paternidade Responsável on-line, requisito para os pais bancários que queiram usufruir da licença ampliada de 20 dias.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE