VIDA BANCÁRIA

Pagamento da PLR é destaque da edição desta semana

Pagamento da PLR é destaque da edição desta semana
quarta-feira, 16/02/2022

Dinheiro na mão. Esta é a manchete do Vida Bancária digital desta semana, anunciando a antecipação da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) referente ao exercício financeiro de 2021. Alguns bancos atenderam a solicitação feita pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e anteciparam o crédito, como o Bradesco, que já fez o repasse aos funcionários no último dia 11/02. Santander, Itaú e Safra agendaram o pagamento para o dia 25.

Pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), os bancos têm prazo até o dia 1º/03 para efetuar o crédito. A exceção é a Caixa, que tem prazo até o dia 31/03 para quitar este direito com seus empregados e empregadas.

O Vida lembra que a PLR não é uma concessão feita pelos bancos, mas sim uma conquista da organização da categoria em torno dos Sindicatos na Campanha Salarial de 1995. Desde então foram conseguidos vários avanços nas regras para se chegar aos valores pagos atualmente.

Clique aqui para baixar o jornal.

Pesquisa revela: trabalho na caixa adoece empregados

Leia na pág. 2 resultados da pesquisa encomendada pela Fenae sobre a saúde dos empregados nestes tempos de pandemia. De acordo com a pesquisa, 80% do pessoal da ativa que respondeu ao questionário afirmou que tem sua saúde afetada pelo trabalho no banco.

Ainda sobre a Caixa, saiba porque votar em Rita Serrano na eleição do CA (Conselho de Administração) da Caixa, que está ocorrendo no período de 14 a 17/02. Para votar, acesse o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele e vote Rita Serrano 0007.

 O jornal também informa que a falta de planejamento da atual diretoria da Cassi e o desmonte da ESF (Estratégia Saúde da Família) resultaram na demora para atendimento no canal de telemedicina. Após 40 dias de dificuldades enfrentadas pelos associados a Cassi resolveu contratar mais atendentes terceirizados.

Uma notícia boa para os funcionários do Banco do Brasil é a redução da taxa de carregamento da Previ, que terá reflexos nos saldos das contas dos participantes e na aposentadoria.

Mais contratações nos bancos

Na pág. 3 o destaque é o aumento de 6,9 mil postos de trabalho registrados na categoria em 2021 decorrentes das contratações feitas pela Caixa, seguindo determinação da Justiça, e pelo ingresso de trabalhadores da área de TI (Tecnologia da Comunicação) nos bancos.

O Vida faz ainda um relato sobre a reunião de negociação entre a COE (Comissão de Organização dos Empregados) e o Bradesco para discutir os protocolos sanitários.

Fique por dentro dos números dos balanços do Bradesco, Itaú e Santander referentes ao exercício financeiro de 2021.

Servidores do PR cobram reajuste

 Matéria na pág. 4 explica o motivo dos protestos dos servidores públicos do Paraná contra o reajuste de apenas 3% nos salários, após oito anos de congelamento. O jornal informa que por onde o governador Ratinho Jr. (PSD) passa é recebido com vaias por seguir a política de retrocessos contra a categoria e se recusar a negociar com os Sindicatos que representam os servidores.

Na Coluna de Saúde o Vida Bancária aborda os resultados da pesquisa sobre os efeitos da Covid-19 nos bancários e bancárias. Diante do cenário assustador das sequelas, o Comando Nacional cobra dos bancos assistência à categoria no período pós-covid para garantir a saúde e empregos.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE