FORMAÇÃO

Encontro em Santa Catarina debate ampliação da juventude na CUT

O evento teve a participação de 16 jovens trabalhadores sindicalistas O evento teve a participação de 16 jovens trabalhadores sindicalistas
quinta-feira, 12/12/2019

Com a participação de 16 jovens trabalhadores e trabalhadoras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, foi realizado entre os dias 8 e 11 de dezembro, em Florianópolis,  o 2º Encontro da Região Sul do projeto "Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadoras e Trabalhadores". O objetivo é aproximar o sindicalismo CUTista da juventude trabalhadora e ampliar a participação dos jovens nas estruturas sindicais.

Foram dois dias e meio de programação debatendo temas importantes para a juventude trabalhadora, como a Indústria 4.0 e as novas configurações do mercado de trabalho, e planejando ações e estratégias para aproximar os jovens do movimento sindical CUTista. O evento aconteceu na Escola Sul, em Florianópolis, e foi coordenado pelos educadores e assessores da CUT Nacional e da Escola Sul.

O diretor do Sindicato de Londrina, Levi Ribeiro, participou deste Encontro, representando as bases sindicais da FETEC-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná).

Quatro jovens de Santa Catarina participaram do encontro

Santa Catarina foi representada no evento por quatro jovens, três do ramo dos servidores municipais e um dos metalúrgicos. Entre eles, o novo Secretário de Juventude da CUT-SC, Adriano Vanderlei Michelotti Rodrigues, eleito durante o 13º CECUT-SC. Adriano tem 27 anos e é servidor municipal no município de Saudades, no oeste do Estado.

Para ele, o Encontro foi um importante momento para ajudar em sua atuação na Secretaria da Juventude da Central durante os próximos quatro anos. “Será um grande desafio organizar a juventude trabalhadora Cutista, trazendo-os para dentro dos Sindicatos e fomentar que mais jovens ocupem cargos de direções, pois são eles que mais estão sofrendo com os retrocessos da legislação da trabalhista e das novas realidades do mercado de trabalho. Esse Encontro do projeto da juventude em parceria com a DGB alemã foi fundamental para entender as realidades atuais e traçar um caminho para trabalho com os jovens”.

Durante o Encontro, os jovens de Santa Catarina criaram um plano com ações para desenvolver no próximo ano, entre elas a realização de um Encontro Estadual da Juventude e a reativação do coletivo de juventude da CUT-SC.

No terceiro dia, os participantes se uniram aos integrantes do Coletivo de Formação Sul para apresentar o projeto e entregar o plano de ações para os Secretários de Formação dos três Estados como forma de reforçar o comprometimento dos representantes da formação no êxito do projeto.

Sobre o projeto

O projeto, que teve início em 2018 e termina em 2020, é uma parceria entre a CUT e a Confederação dos Sindicatos Alemães (DGB) e prevê atividades de formação de novas lideranças sindicais em todo o País. O primeiro Encontro da Região Sul aconteceu em julho de 2018 e um terceiro está previsto para o próximo ano.

A Secretária de Juventude da CUT Nacional, Cristiana Paiva, acompanhou a atividade e falou sobre a necessidade de o movimento sindical dar mais espaço aos jovens dentro dos Sindicatos. “Enquanto a discussão sobre a juventude for uma pauta secundária, os jovens não irão se inserir nos espaços da Central. Não basta sindicalizar e nomear jovens para os cargos de direção, é preciso dar voz e espaço para que eles se sintam parte do Sindicato”.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Juventude da CUT com apoio das Secretarias de Relações Internacionais e de Formação. A Secretária de Formação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, prestigiou a abertura do Encontro “Você, jovens, tem muito a nos ensinar sobre como fazer a juventude participar dos espaços da CUT. É importante que vocês saíam desse encontro e coloquem esse projeto em prática nas bases dos Sindicatos”.

Por Pricila Baade/CUT