FIQUE POR DENTRO

Luta das mulheres é destaque no Vida Bancária desta semana

Luta das mulheres é destaque no Vida Bancária desta semana
quinta-feira, 10/03/2022

A edição digital do Vida Bancária desta semana tem como destaque as atividades realizadas em torno do Dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. O jornal aponta a importância da data, referência de luta contra a desigualdade, a violência e a sociedade que ainda conserva o machismo como seu pilar.

As manifestações deste ano pediram o fim da fome, do desemprego e as políticas que cortam os direitos e políticas sociais voltadas para as mulheres, as mais sacrificadas pelos efeitos da pandemia.

O Vida traz ainda na Capa fotos das homenagens feitas pelos Sindicatos às bancárias para marcar o Dia 8 de Março.

Clique aqui para baixar o jornal.

Vote Chapas 6 e 77 nas eleições da Cassi

Leia nas páginas centrais informações sobre as eleições da Cassi, a Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil, a serem realizadas entre os dias 18 e 28 de março. Os Sindicatos do Vida Bancárias, bem como diversas outras entidades de representação dos funcionários do BB apoiam as Chapas 6 e 77 – Unidos por uma Cassi Solidária.

“Este é o momento para resgatarmos o comando da Cassi e reverter as medidas adotadas pela atual diretoria que precarizaram o atendimento aos associados, porque colocaram a redução de gastos acima da saúde, desvirtuando o papel de nossa Caixa de Assistência”, afirma o secretário de Formação do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho.

Ainda sobre o BB, leia informações sobre o lançamento do novo PAQ (Programa de Adequação de Quadros), dirigido a cerca de 300 funcionários da direção geral do banco.

Caixa amplia prazo para apresentação de certificados da Anbima

Outra importante matéria desta edição é sobre a decisão da Caixa Econômica Federal de atender as solicitações feitas pelo movimento sindical no sentido de ampliação o prazo para que os empregados e empregadas apresentem as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Agora, o prazo foi estendido até o dia 10 de abril.

A vitória de Rita Serrano na eleição para o CA (Conselho de Administração) da Caixa é outra importante notícia do Vida Bancária, assim como a antecipação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para o dia 25/02.

Desumanidade no Itaú

O protesto dos Sindicatos de Londrina e Cornélio Procópio na agência do Itaú em Uraí, realizado no dia 22/02, também é relatado na edição desta semana. O motivo foi a transferência de uma bancária PcD (Pessoa com Deficiência) que estava lotada na unidade de Uraí e foi transferida para Cornélio, sendo obrigada a se deslocar diariamente de ônibus até seu novo local de trabalho, mesmo tendo dificuldade motoras. A alegação do banco é de que um parente desta bancária também trabalha na agência de Uraí e isso contraria o Código de Ética.

Voto feminino completa 90 anos

Na pág. 4, o Vida Bancária traz matéria sobre os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil.  Apesar desse importante avanço, as mulheres têm apenas 15% de representação no Congresso Nacional, cenário este que pode ser mudado nas eleições gerais deste ano.

Leia também sobre o convênio do Sindicato de Londrina com a Acamef, que garante desconto e parcelamento no pagamento aos bancários e bancárias filiados que fizeram o curso preparatório, presencial, de CPA-20. As aulas serão iniciadas no dia 21/03.

Clique aqui para saber mais.

E o tema da Coluna de Saúde desta edição é mesa permanente de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para discutir os protocolos de prevenção à Covid-19. Representantes da categoria reivindicaram a manutenção das medidas e, também, atenção aos bancários e bancárias que estão com sequelas dessa doença.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE