PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Contraf-CUT lança cartilha “Basta! Não irão nos calar!”

Contraf-CUT lança cartilha “Basta! Não irão nos calar!”
terça-feira, 22/02/2022

A Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) disponibiliza, a partir desta terça-feira (22), a cartilha do Projeto Basta! Não irão nos calar! A publicação, que está disponível para download na área de acesso restrito do site, traz informações para o trabalho de base dos dirigentes sindicais na orientação da Classe Trabalhadora, desde a identificação de todos os tipos de violência contra a mulher, até as medidas protetivas a tomar e serviços públicos a procurar.

Elaine Cutis, secretária da Mulher da Contraf-CUT, lembra que a entidade sempre foi protagonista no combate às desigualdades de gênero, tanto no mundo do trabalho como fora dele. “Desta luta, inúmeras conquistas passaram a compor o rol de direitos da categoria bancária, como a mesa de igualdade e oportunidades, o programa de combate ao assédio moral e sexual, a ampliação das Licenças Maternidade e Paternidade, vinculadas à adesão ao Curso de Paternidade Responsável, entre outras. Mais recentemente, conquistamos o programa de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho de 2020/2022”.

Projeto Basta! por todo o Brasil

O projeto Basta!, lançado em agosto do ano passado, visa oferecer assessoria técnica às Federações e aos Sindicatos para implantação de canais de atendimento jurídico especializado para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A ideia foi inspirada no exemplo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que desde dezembro de 2019 oferece este serviço e já ajudou centenas de mulheres. “Vários Sindicatos já estão finalizando seus processos formativos para implementar o canal. A expectativa é que dentro em breve todos os Sindicatos do Brasil tenham esses canais”, completou Elaine.

Fonte: Contraf-CUT

COMPARTILHE