CAMPANHA 2022

Comando aprova calendário de organização da 24º Conferência Nacional dos Bancários

Comando aprova calendário de organização da 24º Conferência Nacional dos Bancários
sexta-feira, 18/02/2022

O Comando Nacional dos Bancários definiu, na manhã desta sexta-feira (18/02), o calendário da Campanha Nacional 2022. As atividades foram antecipadas em relação aos anos anteriores e a 24ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada entre 3 e 5 de junho.
Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), explica que “decidiu-se pela antecipação das atividades por que a reforma trabalhista, feita pelo governo Temer após o golpe de 2016, acabou com a ultratividade, e isso significa que se a categoria não renovar a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) até o dia 30 de agosto, quando a atual perde a validade, poderá perder os direitos e os benefícios fundamentais já conquistados”, explica.

Ficou decidido também que a Conferência ocorrerá de forma híbrida, com participação presencial ainda a ser definida. No próximo encontro do Comando Nacional serão definidos ainda os eixos da Campanha, que terá grande relevância por se tratar de um ano de definições para o País, com a eleição presidencial.

Juvandia afirma que, na ocasião, “serão definidos os caminhos de mobilização da categoria, que deverá ser grande, pois este é um momento em que haverá a decisão se o Brasil continuará a ter empresas e bancos públicos, se a inflação será controlada, se o salário mínimo vai recuperar seu poder de compra, se o desemprego vai continuar alto e até mesmo se vamos continuar com um governo que ataca os direitos dos trabalhadores. É um momento de mobilização”.

CALENDÁRIO DA CAMPANHA NACIONAL

Até 17 de maio: assembleias para eleição dos delegados.

Até 21 de maio: Consulta Nacional dos Bancários.

Até 24 de maio: envio da Consulta à Contraf-CUT.

Até 29 de maio: realização das Conferências Estaduais ou Regionais.

A definir: Encontros dos Bancos Privados.

Dias 2 e 3 de junho: Congressos dos Bancos Públicos (Caixa, BB, BNB, BASA e BNDES).

Dias 3 a 5 de junho: 24ª Conferência Nacional dos Bancários.

Dias 6 e 7 de junho: assembleias para aprovação da Minuta de Reivindicações.

Fonte: Contraf-CUT

COMPARTILHE