CAIXA

Hoje é o último dia da eleição da Funcef. Vote nos candidatos do movimento ‘Juntos! A Funcef é dos Participantes’

Hoje é o último dia da eleição da Funcef. Vote nos candidatos do movimento ‘Juntos! A Funcef é dos Participantes’
segunda-feira, 02/05/2022

Participantes da Funcef (Fundação dos Economiários Federais), ativos e aposentados, têm até hoje (2/05) para participar da votação do segundo turno das Eleições Funcef 2022. Exerça o seu direito de escolher quem vai te representar na Funcef. E não esqueça! Nesta eleição a escolha será para as duas vagas para o Conselho Deliberativo, uma para a Diretoria de Administração e Controladoria e uma para a Diretoria de Benefícios. A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) bem como as principais entidades de representação dos empregados e empregadas da Caixa apoiam os candidatos do movimento “Juntos! A Funcef é dos Participantes” – mais votados durante o primeiro turno.

Entre os candidatos está o diretor de Formação e ex-presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, concorrendo à Diretoria de Benefícios. Jair obteve 45,78% dos votos no primeiro turno, quase 30% a mais que o segundo colocado. “Isso mostra a força e a credibilidade do nosso movimento. Embora a eleição seja individual, nosso grupo é composto por pessoas com longo histórico de lutas e conquistas para os trabalhadores, compromisso com a representatividade dos participantes na Funcef e com a Caixa pública e social”, destacou o candidato.

Jair Pedro destaca a baixa votação no primeiro turno. Dos 136.837 eleitores, apenas 41.412 votaram – o que representa pouco mais de 30% do total. “A gente precisa alertar aos participantes, ativos e aposentados, que ter direito a eleger metade das diretorias e dos conselhos é uma conquista muito recente. Nós somos os donos do patrimônio da Funcef e não podemos demonstrar desinteresse por um direito que é muito valioso para nós”, pondera. “E sabemos que o governo, com consentimento da atual diretoria e da patrocinadora, quer nos tirar essa conquista”, avalia.

É importante lembrar que a mudança no estatuto da Funcef, em vigor desde 2021, permitiu a quebra de paridade na Diretoria Executiva até 2025 (leia mais). Ainda em 2021, a Caixa cassou o mandato dos conselheiros deliberativo e fiscal eleitos pelos participantes (leia mais).

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o momento é desafiador. “De fato estamos sofrendo fortes ameaças às gestões dos fundos de pensão do país e de descaso às vozes da vontade coletiva. Por isso é fundamental que todos os participantes, tanto ativos quanto aposentados, votem nesse segundo turno e escolham candidatos que têm compromisso com a luta pelos direitos dos trabalhadores. A construção de uma gestão democrática, transparente e representativa está representada no movimento “Juntos – A Funcef é dos Participantes”, destacou Takemoto.

Estes são os candidatos do movimento que disputam o segundo turno:

Conselho Deliberativo (2 vagas)

Antônio Messias Rios Bastos (titular) e Wagner Ferreira (suplente)

Selim Antônio de Salles Oliveira (titular) e Helaine Coutinho Cardoso (suplente)

 Diretorias de Administração e Controladoria

Rogério Vida

Diretoria de Benefícios

Jair Pedro Ferreira

Conheça o histórico e propostas dos candidatos do Movimentowww.afuncefedosparticipantes.com.br 

Passo a passo de como votar:

1 - As eleições são realizadas serão realizadas de maneira on-line, por meio do autoatendimento no site ou aplicativo da Funcef, com acesso por CPF e senha pessoal do eleitor.

2- Localize e clique na opção “votar”

3 - A votação terá a seguinte ordem - dois candidatos ao Conselho Deliberativo, um candidato para a Diretoria de Administração e Controladoria e outro para a Diretoria de Benefício. Quem utilizar smartphone na hora do voto deve rolar a tela para fazer as escolhas dos candidatos. Depois de selecionar os candidatos para todos os cargos, confira as escolhas antes de confirmar. Caso queira realizar alguma mudança, lembre-se que é preciso voltar à primeira opção e escolher novamente os candidatos para cada cargo.

4 - Ao clicar em “confirmar”, o sistema registrará o voto e emitirá um comprovante.

Não lembra ou não cadastrou sua senha? É fácil resolver!

- Entre no site da Funcef e clique em autoatendimento

- Depois, clique em “esqueci minha senha” ou em “primeiro acesso”, no canto inferior esquerdo da tela

- Insira o seu CPF e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos.

Se ainda tiver dificuldade, leia o passo a passo de como recuperar a senha aqui

Para cadastrar a senha, confira o passo a passo aqui.

Baixe o aplicativo da Funcef! É mais fácil e rápido para votar. Baixe pela Apple/iPhone (iOS) ou pelo Android

Para demais dúvidas sobre as eleições, entre em contato com a Funcef pelo 0800 706 9000 ou por e-mail pelo Fale Conosco.

Fonte: Fenae

COMPARTILHE