PARTICIPE!

Fetec-CUT/PR realiza plenária do Saúde Caixa nesta quinta (14)

Fetec-CUT/PR realiza plenária do Saúde Caixa nesta quinta (14)
quarta-feira, 13/10/2021

A proposta de modelo de custeio do Saúde Caixa será analisada na plenária estadual organizada pela Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná) nesta quinta-feira (14/10). A plenária é aberta à todos os empregados e empregadas da Caixa que atuam nas bases dos Sindicatos filiados à entidade.

O evento virtual será realizado por meio da plataforma Zoom, a partir das 19h, com a participação de Antonio Luiz Fermino, diretor do Sindicato de Curitiba e integrante do Comando Nacional dos Bancários, e dos representantes do Paraná na CEE (Comissão Executiva dos Empregados da Caixa), Clarice Weisheimer e Zelario Bremm.

As negociações no âmbito do GT (Grupo de Trabalho) formada para construir uma proposta de consenso entre a representação dos empregados e a direção da Caixa Econômica Federal foram encerradas devido ao impasse nas discussões.

Enquanto os empregados defendem o modelo atual de custeio, que é de 30% de contribuições para os usuários e 70% para o banco, a Caixa insiste em aplicar regras previstas na Resolução 23 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União), o que pode levar à individualização da mensalidade e à cobrança por faixa etária.

“Para impedir a quebra das premissas que norteiam o Saúde Caixa, precisamos de união dos empregados e empregadas, garantindo a manutenção do custeio em 70/30, a solidariedade, o mutualismo e o pacto intergeracional para termos um plano acessível a todos”, avalia Felipe Pacheco, presidente do Sindicato de Londrina e coordenador do Vida Bancária.

Por isso, Felipe convida empregados e empregadas da Caixa a participarem da plenária da Fetec-CUT/PR nesta quinta-feira (14), para que todos e todas fiquem por dentro das negociações e reajam à nova tentativa da direção do banco de inviabilizar o plano de saúde.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE