BANCO DO BRASIL

Assembleia virtual dias 1º e 2/07 vota o Acordo Emergencial

Assembleia virtual dias 1º e 2/07 vota o Acordo Emergencial
terça-feira, 30/06/2020

Funcionários e funcionárias do Banco do Brasil em todo o País participam nestes dias 1º e 2/07 da Assembleia Extraordinária Específica para deliberar a respeito do Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial, com vigência de dois anos.

Este instrumento regulamenta direitos negociados entre o Comando Nacional dos Bancários, a CEBB (Comissão Executiva dos Funcionários do BB) e a direção do banco, que dizem respeito aos reflexos da MP (Medida Provisória) 927, convertida no PL (Projeto de Lei) 18/2020, no teletrabalho, antecipação de férias, o banco de horas, entre outros pontos.

Clique nos links para ler os Editais de Convocação da Assembleia nas bases de Arapoti e de Londrina.

- Convocação Assembleia base de Apucarana.

- Convocação Assembleia base de Arapoti.

- Convocação Assembleia base de Cornélio Procópio.

- Convocação Assembleia base de Londrina.

A Assembleia será realizada por meio do link https://bancarios.votabem.com.br/, que estará disponibilizado no portal Vida Bancária e nos sites dos Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina das 8h00 do dia 1º às 22h00 do dia 2/07.Para participar basta acessar a página da Assembleia, digitar a matrícula funcional (apenas números) sem o digito e seguir as orientações dadas pelo próprio sistema.

Laurito Porto de Lira Filho, diretor do Sindicato de Londrina, afirma que nas negociações com o banco foi possível assegurar a não aplicação na íntegra do que estabelece a MP 927, com destaque para o desconto de 10% sobre as horas negativas dos empregados e a garantia de não descomissionamento enquanto durar a pandemia.

“A orientação da CEBB é para que os funcionários aprovem este Acordo na Assembleia, regulamentando direitos que estavam em risco com as medidas adotadas pela direção do banco quando foi decretada a pandemia do novo coronavírus”, explica.

No caso das férias, foi acordado com o BB prazo de cinco dias para comunicar ao funcionário do início do gozo, regras para pagamento do adicional e a solicitação da antecipação. Para os funcionários que receberam comunicado de férias em 6/04 e 27/04, os dias 7, 8, 9, 28 e 29 de abril serão classificados com o código 478.

A compensação da jornada abrangerá todos os funcionários e funcionárias com controle do horário de trabalho e levará em conta o período de acumulação de 7/04/2020 a 31/12/2020, com prazo de 18 meses para compensar. A proporção de horas será de 1/1.

Para saber mais sobre seus direitos clique no link para abrir o Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial.

Por Armando Duarte Jr.

COMPARTILHE